Reflectir

“Se eu fosse rouxinol ou cisne, faria o que deve fazer o cisne ou o rouxinol; mas sou homem, e tenho por património a razão. Que devo fazer? Louvar a Deus. É o que farei toda a vida, e exorto todos os homens a fazer o mesmo que eu”.
(Epicteto)

Epicteto, o escravo que se tornou filósofo, é uma das figuras mais marcantes da Antiguidade. Juntamente com Séneca e com o imperador Marco Aurélio, faz parte do conjunto de sábios estóicos que marcaram profundamente o pensamento e a moral ocidentais.
Para Epicteto, o homem é um rebento, uma parte da Divindade, e o seu maior dever é não esquecer essa origem, seguir Deus e tomar todos os acontecimentos da vida como serviço e testemunho dados a Deus.
Epicteto junta, a este espírito religioso, uma preocupação pedagógica, ensinando que a felicidade é uma consequência natural das atitudes correctas. É por isso necessário que cada pessoa fomente as boas qualidades morais.

Explore posts in the same categories: Thoughts

2 comentários em “Reflectir”

  1. Manuel Lira Says:

    Parabéns pela magnífica escolha que fez, para a rubrica “Reflectir”, da figura ímpar do grande Homem que foi (é – porque os grandes Homens não morrem)Epicteto.

    Ler Epicteto deveria ser obrigatório nas nossas escolas. Homem sábio, as suas reflexões – fruto da vida dura que teve – são manancial de directrizes seguras para a vida de cada homem e para a paz na vida em sociedade.

    Não sei se Epicteto terá tido contacto com o Cristianismo nascente – mas as suas ideias convergem muito na Doutrina de Jesus Cristo.

    Ao autor do blogue o meu incentivo para que continue. Precisamos de blogues limpos e frescos como este – e, sobretudo, com os critérios de qualidade e de bom gosto e de elevação espiritual que nos apresenta.

  2. ocanto Says:

    Fico muito grato pelas suas palavras.
    Espero conseguir conservar ou atingir a sobriedade e o interesse desejados neste meu espaço que é também vosso.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: